sábado, 5 de fevereiro de 2011

Gianni Versace

 O estilista que recolocou a Itália no centro da moda mundial ao reinventar a silhueta masculina e feminina e vestir princesas, socialites, celebridades e jet-setters

O  solo italiano deve ser enriquecido com alguma substância mágica, só isso para explicar o fato do país ser um berço inesgotável de artistas extremamente talentosos - tanto na música, quanto nas artes, gastronomia e na moda.
Gianni Versace sempre será sinônimo do que a Itália tem de melhor. O estilista, natural de Reggio Calabria, fundou a grife que traz o seu sobrenome em 1978.
O estilo Gianni Versace resumiu-se em ser ultracaro, ultrassexy, ultraluxuoso e ultraglamouroso; sem nunca se deixar banalizar como outras marcas que acabaram desgastadas pela massificação. A Versace sempre causou frisson na crítica e nos fashionistas, impondo-se como uma grife extremamente hype e chique.
Gianni buscava inspiração nos extremos, se em uma coleção propunha looks ostensivamente luxuosos, inspirados nos jet-setters de Saint Tropez e Miami Beach, na seguinte bebia da fonte da estamparia típica dos guetos americanos. Sob todos os prismas ele simplesmente arrasava!
A principal característica de Gianni Versace foi trazer um impulso de frescor, sensualidade e riqueza para a moda. Num momento em que as mulheres estavam cansadas do velho tailleur e da recessão econômica, a nova onda era comprar, gastar com aquilo que representasse o luxo ao extremo, e a alta costura de Versace era simplesmente colírio para os olhos dos milionários de plantão.
Gianni emocionou ao criar estampas soberbas com ode à cultura da antiguidade clássica, construiu a silhueta feminina no melhor estilo sex bomb, e para os homens impôs uma alfaiataria impecável, com tecidos nobres no melhor estilo italiano e com inspirações no glamour do black tie, no ultrachique estilo navy e na dolce far niente dos endinheirados.
Versace fomentou um conceito de luxo e ostentação num período em que a high society clamava por isso e, dessa forma, construiu uma extensa clientela de ricos e famosos. O seu brilhantismo não conhecia fronteiras, tanto que Gianni criou para as it girls e it boys a VERSUS, irmã mais nova da Versace, grife que ficava sob a direção criativa de Donatella Versace, irmã do estilista, que comandaria as duas grifes após o seu revoir em 1997.
Gianni simplesmente Versace, sempre será lembrado como o gênio que trouxe o delírio chic e nada cheap para a  haute couture, uma injeção de ânimo num período em que celebs esbanjavam glamour, a burguesia não tinha nada de emergente e as princesas ditavam moda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário