domingo, 20 de fevereiro de 2011

PARKOUR: VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA PULAR?...ENTÃO FIQUE PRONTO PARA PULAR!

O esporte-arte-disciplina francês não é mais novidade em território tunipiquim, tanto é que a arte-esporte tem sido praticada pelas ruas do Brasil já há alguns anos.
Le Parkour ou simplesmente Parkour, uma arte de desafiar os limites do corpo, surgiu quando David Belle e seu amigo Sébastien Foucan partindo do percurso de obstáculo proposto pelo método de Georges Hébert como um treinamento militar resolveram aliar à arte marcial e a ginástica.
A Adidas, empresa alemã, que dispensa maiores apresentações, resolveu investir no esporte, tanto é que promoveu em 2006 um evento chamado PK10 voltado para área, onde os instrutores além de escalarem paredões, darem saltos mortais, ziguezaguearem as rampas montadas para o evento, criaram um tênis especialmente voltado para a prática do Parkour. Peso, amortecimento, aperto e sustentação foram os principais pontos analisados.
Quem não lembra da turnê Confessions Tour da Diva Madonna, onde os bailarinos saltavam pelo palco, na música mais propicia para a prática da arte: JUMP.
Uma importante característica desta arte é sua eficiência. Os traceurs (praticantes) não só se movem o mais rápido que puderem, mas da maneira energeticamente mais econômica evitando provocar lesões, como diz o lema não-oficial dos praticantes: être et durer (ser e durar).
Parkour é pra quem gosta de liberdade, qualidade de vida e manter o corpo em forma sem ficar preso ao concreto das academias: UM LUXO SAUDÁVEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário