terça-feira, 12 de abril de 2011

Os exames mais modernos no diagnóstico cardiológico

Todo cuidado é pouco na avaliação das doenças do coração. A Tomografia e a Ressonancia Cardiaca permitem um diagnostico preciso e menos invasivo.
A vida moderna, cercada de agitacao e stress, faz com que a correta avaliacao da saude do seu coracao seja de vital importancia. As doencas cardiovasculares sao a primeira causa de morte no mundo, com incidencia crescente devido aos habitos ligados ao dia a dia de grandes cidades, como alimentacao inadequada, obesidade, tabagismo, sedentarismo e stress.
Dentre as mais diversas formas de avaliacao das doencas cardiacas, duas modalidades foram revolucionarias nos ultimos anos: a Tomografia e a Ressonancia Cardiaca. Com imagens de alta qualidade e adquiridas de maneira não invasiva, estes exames vêm se tornando ferramentas essenciais na pratica da cardiologia nos maiores centros do mundo.
A grande vantagem da Tomografia Computadorizada é a sua capacidade de visualização das artérias coronárias, que irrigam o coração, de maneira não-invasiva. Antes a única forma de visualização de tais artérias era por meio do cateterismo cardíaco, com a necessidade de punção de artérias e introdução de cateteres até o coração. Com a tomografia, para a realização do exame é necessária apenas a punção de uma veia comum do braço para injeção de contraste.
Outra vantagem é a rapidez do exame. A imagem é adquirida em 5 a 10 batimentos cardíacos, ou seja, aproximadamente 10 segundos. Contando o preparo do paciente, o tempo para a realização do exame é em torno de 10 minutos. O paciente é então liberado, sem a necessidade de permanecer internado ou de repouso, sendo liberado para suas atividades habituais.
A Ressonancia Magnetica Cardiaca e utlizada para um grande numero de doencas, envolvendo a perfusao sanguinea no musculo cardiaco, a presenca de fibrose, a avaliacao da forca contratil do corcao e outras estruturas. Nao utiliza radiacao para a quisicao das imagens e permite nitidez incomparavel  das imagens. No caso da avaliacao de perfusao cardiaca a duracao do exame e de 40 minutos, enquanto que em outros metodos utilizados atualmente o tempo de exame chega a 6 horas ou 2 dias consecutivos.
Converse com seu cardiologista, ele poderá esclarecer as indicações e necessidade do exame para cada paciente.

Como o exame e feito?
O exame e feito em um equipamento de tomografia habitual. Não a necessidade de passagem de cateteres ate o coração, ou punção de artérias (vasos com alta pressão). O único desconforto e a punção de uma veia comum no braço, através da qual e injetada uma substancia chamada contraste para a visualização das artérias.
Quanto tempo dura o exame?
O exame em si (aquisição) tem duração de 10-15 segundos. Considerando todo o tempo de preparo do paciente, o tempo total e em torno de 10-15 minutos.
Quais os pacientes que necessitam maior cuidado na solicitação do exame?
Os pacientes que tem insuficiência renal, alergia a iodo, asma, alguns tipos de arritmia do coração e os incapazes de prender a respiração por 10 segundos necessitam de avaliação antes de realizar o exame. Converse com seu cardiologista ou entre em contato conosco para uma melhor avaliação de cada caso.
Então a tomografia cardíaca substitui o cateterismo em todos os casos?
Não. Os estudos mostram que a tomografia do coração consegue evitar cerca de 40% dos cateterismos em paciente que não tem obstrução grave das artérias. Porem, caso haja obstrução grave das artérias, pode ser necessário a realização do cateterismo para avaliação e tratamento da obstrução (angioplastia). Em alguns paciente que apresentam muito cálcio nas artérias, a visualização pode ser prejudicada, nesse caso  necessitando a realização do cateterismo cardíaco a critério do cardiologista. 
E a Ressonância Cardíaca, para que serve?
R: As indicações para a ressonância são várias, dentre elas a avaliação de certas arritmias, da presença de fibrose no coração, identificação de coágulos ou massas cardíacas. A mais destacada é a avaliação da perfusão sanguínea no músculo do coração, que e uma necessidade frequente no cotidiano do cardiologista.
E, neste caso, quais as vantagens?
A qualidade das imagens e muito superior, sendo, no momento, o exame mais preciso para este diagnostico. Alem disso não utiliza radiação durante o exame. E a sua duração é relativamente curta, 40 a 50 minutos, comparado aos exame atuais com duração longa ou algumas vezes com etapas em 2 dias separados. Alem de tudo isso, apesar de ser um exame mais moderno, tem custo semelhante ou ate mais baixo do que os atuais.
E na ressonância, quais os cuidados e contra indicações?
Pacientes com clips metálicos cerebrais, implantes otológicos ou portadores de marcapasso não podem realizar o exame. Outra dificuldade, em alguns pacientes, e a claustrofobia, apesar de que na grande maioria dos casos este problema consegue ser contornado com a orientação e explicações adequadas sobre o exame.

Um comentário: