quinta-feira, 7 de abril de 2011

Homem Contemporâneo: aquele que se reinventou no tempo

Eles já foram brutamontes, cafas, boêmios e até certo ponto sádicos, masculinidade estava totalmente dissociada de romantismo e de demonstrações públicas de afeto, homem tinha que ser uma fortaleza inquebrável.
Com o passar do tempo, numa evolução natural inerente ao ser humano, essa figura bruta, insensível, foi cedendo espaço a um homem mais flexível, capaz de se adaptar ao ritmo da vida moderna.

De viril, quase um troglodita, onde a aparência física não tinha a menor importância, o homem do século XXI entrou numa vibe metrosexual, onde o espelho tornou-se o seu grande aliado, ir ao cabeleireiro, vestir roupas de grifes com corte impecável, cuidar do corpo em exaustivas horas de academia, tornou-se a crista da onda.
Essa transição se dá num momento onde é permitido ao homem expressar seus sentimentos sem culpa ou receio de ser mal-interpretado pela sociedade. Esse novo homem que emerge, não menos másculo, apesar de algumas encanações próprias do ser humano, se vê mais seguro de ousar, arriscar-se em investidas amorosas, sem medo de parecer um sentimentalóide.
Desde que surgiram os veículos de comunicação de massa tiveram papel preponderante na construção e influência comportamental da sociedade, ela passou a ditar a moda, sendo capaz construir e desconstruir mitos.
Se antes era impensável um homem usar roupas justas, cores quentes, hoje em dia as skinnys estão super liberadas, é claro, desde que não se tenha pernas finas, caso contrário o efeito não será nada agradável.
Cortes, cores, musculação, limpeza de pele, depilação, plástica e outros tantos recursos estéticos estão disponíveis aos montes, bastando apenas saber o que cai ou não bem ao seu tipo físico, na dúvida, solicite o auxílio de um profissional especializado em visagismo, no caso um personal stylist.
A onda metrosexual instaurada recentemente, que fez emergir o Beckham style, parece ter dado uma abrandada numa transição para o ubersexual, um homem que não dispensa cuidados com a aparência, entretanto, utiliza os recursos estéticos com parcimônia.
No campo da moda, uma possível conciliação vem sendo tentada e testada por estilistas para amenizar a sisudez do guarda-roupa formal masculino ou dar um ar mais arrumado para as roupas esporte. Assim tecidos como moletons e jeans ganham cortes sofisticados de alfaiataria e as lãs, tweeds, príncipe-de-gales, tecidos tradicionais dos ternos, ganham silhuetas mais folgadas. Deste modo, a moda masculina vai buscando a cara e o jeito de seu tempo e uma nova alfaiataria vai ganhando espaço, assim como um novo homem renasce, mais sentimental, seguro e sem perder o seu ponto forte: a masculidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário