quinta-feira, 7 de abril de 2011

Santa Felicidade: o bairro onde climão blazé e mangiare bene são palavras indissociáveis

A primeira vista, quem desce no aeroporto de Curitiba não tem idéia do que está por vir: uma cidade para se apaixonar!
Lembro-me de quando por lá estive em outubro do ano passado, ter ficar extasiado com a beleza e classe das mulheres curitibanas. Longilíneas, sempre muito bem maquiadas, sem exagero, cabelos bem tratados, algumas usando lenços no pescoço, adereços sempre mínimos, mostrando que se pode andar bem vestida sem parecer um cabide de grifes.
Curitiba é uma cidade extremamente limpa, arborizada, clima agradabilíssimo, enfim, um cenário encantador e acolhedor, ao contrário do que algumas pessoas de gosto nonsense possam dizer. Esta metrópole brasileira é um dos mais belos cartões postais do país, com um quê blasé pairando no ar, possui um sistema de trânsito que de fato funciona, sem os caóticos congestionamentos que afligem os habitantes dos grandes centros urbanos.
Mas isso não é o bastante! Curitiba possui bairros super charmosos, como é o caso de Batel e Santa Felicidade, este último, simplesmente um caso de paixão a primeira vista.
Santa Felicidade, não poderia ter outro nome, um pequeno reduto da Itália na capital paranaense. Para quem faz o passeio turístico que incluem paradas obrigatórias como Ópera de Arame, Parque Barigui e Jardim Botânico, não pode deixar pra trás esse charmoso lugar onde Mangiare Bene.
A região administrativa de Santa Felicidade envolve 16 bairros, incluindo o bairro de Santa Felicidade, que fica a 7 km do centro. O bairro abriga o melhor da cultura e gastronomia italiana, com cantinas que oferecem pastas, antepastos, polenta frita e galetos e sobremesas divinas, saborizados com temperos típicos das Nonas Italianas.
 Não se pode deixar ainda de mencionar as adegas e chocolaterias que serpenteiam a avenida principal, a primeira por apresentar uma vasta carta de vinhos, que incluem desde os renomados internacionais até os nacionais, produzidos nas vinícolas locais e a segunda, os viciantes chocolates de Gramado.
Santa Felicidade é um espaço para se conhecer a pé, o trajeto feito dentro de um automóvel perderia, em partes, o grande encanto que o local produz, com uma rica arquitetura aos moldes italianos, um comércio extremamente profissionalizado, que realmente se preparou para o turismo.
Conhecer o Paraná e, principalmente a sua capital Curitiba, é dever e parada obrigatória de todo brasileiro que aprecia beleza, cultura e civilidade! Quem vai embora de Curitiba sai com indagações fervilhando na mente, do tipo, porque a minha cidade não pode ser limpa que nem lá, ou porque a malha viária não pode ser tão organizada? Se você foi e se fez essas mesmas perguntas, então você captou a essência da blasé-acolhedora Curitiba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário